top of page
Issacar.jpg

O Testamento de Simeão

  • Foto do escritor: Yahshurun - Herança de Yah
    Yahshurun - Herança de Yah
  • há 1 dia
  • 7 min de leitura

Atualizado: há 5 horas

A preservação deste manuscrito ocorreu majoritariamente através de códices gregos medievais (séculos X a XV) mantidos em bibliotecas monásticas, mas sua autenticidade histórica foi elevada a um novo patamar com as descobertas dos Manuscritos do Mar Morto em Qumran, entre 1947 e 1956. Embora o texto completo de Simeão não tenha sido recuperado nas cavernas em sua forma final, fragmentos de obras irmãs no mesmo dialeto aramaico e hebraico confirmaram que a tradição dos "Testamentos" circulava ativamente entre os essênios. Isso prova que a obra não é uma invenção medieval, mas um registro de uma tradição bíblica alternativa muito antiga.


Os estudiosos apontam que o núcleo original do Testamento de Simeão foi escrito no período helenístico, aproximadamente entre 200 a.C. e 100 a.C. Originalmente redigido em uma língua semítica (provavelmente aramaico), o texto que sobreviveu até nós passou por um processo de tradução para o grego e, posteriormente, recebeu pequenas inserções de escribas cristãos que viram nas profecias do patriarca referências à vinda do Messias. Essa estratificação torna o códice um "palimpsesto" cultural, unindo a sabedoria ancestral das tribos de Israel com a expectativa escatológica do início da era comum.


O conteúdo do livro é um monólogo dramático de Simeão em seu leito de morte, aos 120 anos. O tema central é a psicologia do pecado, focando especificamente na inveja. Simeão confessa aos seus filhos como sua fúria contra José (Yahusef) quase o levou ao fratricídio, descrevendo a inveja como um "espírito maligno" que adoece a alma e o corpo. O patriarca exorta seus descendentes a buscarem a simplicidade de coração e o amor fraternal, profetizando também que a salvação de Israel surgiria da união das linhagens de Levi (o sacerdócio) e Judá (a realeza), um conceito teológico crucial para a época.


Leia aqui o Testamento de Simeão, o legado do patriarca da Tribo de Simeão.



Capítulo 1 | Testamento de Simeão

1 Transcrição das palavras que Shimon (Simeão) disse aos seus filhos antes de morrer, aos cento e vinte anos de idade, no mesmo ano da morte de Yahusef (José). Na sua enfermidade, todos o foram visitar. Ele então reuniu todas as suas forças, pôs-se sentado, beijou-os e disse:


Capítulo 2 | Testamento de Simeão

1 "Escutai, meus filhos! Ouvi o que o vosso pai Shimon (Simeão) guarda em seu coração! Eu fui o segundo filho do meu pai Ya'akov (Jacó), e minha mãe Lia deu-me o nome de Shimon (Simeão); pois o Senhor (Yahuh) acolhera de bom grado sua oração. Eu era muito forte. Não recuava diante de qualquer esforço, e não me intimidava diante de qualquer ato de heroísmo. Meu coração era firme como uma rocha, meu fígado inflexível, e minhas entranhas não tinham contemplação. Também a valentia é infundida por Elohim (Deus) na alma e no corpo dos homens.

2 "Naquele tempo, eu tinha ciúmes de Yahusef (José), porque nosso pai o amava muito. Endureci o meu fígado contra ele e tencionava matá-la. Aquele que preside todo erro, e que inoculou em mim o espírito da inveja, cegou o meu entendimento a ponto de não considerá-lo como irmão e nem ter consideração pelo meu pai Ya'akov (Jacó). No entanto, o seu Elohim (Deus), e Elohim (Deus) dos seus Pais, enviou o seu Anjo, livrando-o das minhas mãos. Eu me dirigira a Siquém, para proceder à contagem dos rebanhos; Ruben fora a Detham, lugar de onde procediam os nossos víveres. E então o nosso irmão Yahudah (Judá) vendeu Yahusef (José) aos ismaelitas.

3 "Quando Ruben soube disso, ficou muito triste ele queria salvá-lo e devolvê-lo ao seu pai. Eu, porém, fiquei enraivecido contra Yahudah (Judá), que o deixou ir embora com vida. Por cinco luas minha zanga o renegou. Então o Senhor (Yahuh) me atingiu, prejudicando-me o uso das mãos, ficando a minha direita semi-seca por sete dias.

4 "Filhos, eu reconheci que isso me aconteceu por causa de Yahusef (José). Assim, eu fiz penitência, deplorei meu ato e supliquei ao Senhor (Yahuh) que restabelecesse minha mão e que me livrasse de toda infâmia, inveja e desatino. Eu tinha consciência, diante do Senhor (Yahuh) e do meu pai Ya'akov (Jacó), de haver cometido um ato muito mau em relação ao meu irmão Yahusef (José), por ter-lhe nutrido tamanha inveja.


Capítulo 3 | Testamento de Simeão

1 "Portanto, meus filhos, guardai-vos do espírito do erro e da inveja! A inveja subjuga o pensamento íntimo do homem e prejudica-o no comer, no beber e na prática do bem. Sussurra-lhe constantemente que deve eliminar o objeto da sua inveja. Mas o invejado floresce o tempo todo, enquanto que o invejoso aos poucos se consome.

2 "Por dois anos eu castiguei a minha alma através do jejum, no temor de Elohim (Deus). Então percebi que só no temor do Senhor (Yahuh) se encontra a libertação da inveja. Quando alguém busca o seu refúgio no Senhor (Yahuh), afasta-se dele o espírito mau; sua alma fica leve. Além disso, chega à compaixão em relação aos invejados, e perdoa os inimigos. Dessa forma, liberta-se da inveja.


Capítulo 4 | Testamento de Simeão

1 "Meu pai perguntou-me o que se passava comigo, pois via-me andar taciturno. Eu respondi: Sofro do fígado. Eu estava realmente aflito mais que todos os outros, pois carregava em mim a culpa pela venda de Yahusef (José). Partimos para o Mizraim (Egito). Lá ele mandou prender-me como um espião. E eu senti que estava pagando com toda justiça, e fiquei acabrunhado. Todavia, Yahusef (José) era um homem bom, e o espírito do Senhor (Yahuh) estava com ele; benévolo e compassivo, não me guardava rancor pelo mal que lhe fizera. Amou-me da mesma forma como aos demais irmãos.

2 "Por isso, meus filhos, guardai-vos de todo ciúme e de toda inveja, e comportai-vos com simplicidade de alma e bondade de coração! Inspirai-vos no irmão do vosso pai, para que Elohim (Deus) conceda também a vós a Sua graça, o esplendor e a bênção sobre vossa cabeça, como vistes nele! Durante todo o tempo, ele não nos fez nenhuma censura por aquele acontecimento; amava-nos como a si mesmo, e mais do que aos seus filhos. Prestou-nos honra, e a todos nós distribuiu riquezas, gado e gêneros. Portanto, meus amados filhos! Ame cada qual seu irmão de bom coração! Afastai de vós o espírito da inveja!

3 "Pois esta enraivece a alma, desgasta o corpo, causa rancores e embates íntimos, penetra até o sangue, desconcerta os pensamentos, impede ao homem a colaboração do espírito nos seus atos. Também, rouba o sono, perturba a alma e espalha o tremor pelo corpo. Pois no próprio sono, um zelo doentio perturba e devora o homem, transtorna a sua alma através de maus espíritos, sacode o seu corpo em sobressaltos, suprime-lhe o entendimento, fazendo com que se pareça com um espírito mau e cheio de veneno.


Capítulo 5 | Testamento de Simeão

1 "Por isso, Yahusef (José) tinha uma constituição esplêndida, e era belo de rosto; nenhuma força adversa pesava sobre ele. Pois um espírito conturbado revela-se na expressão da face. Então, meus filhos! Sejam retos os vossos corações diante do Senhor (Yahuh) e honrados os vossos caminhos diante dos homens! Dessa forma, encontrareis graça diante de Elohim (Deus) e dos homens. E abstende-vos da luxúria! Ela é a mãe de todos os males; afasta de Elohim (Deus) e conduz a Belial (Beli-ya'al).

2 "Eu vi em uma passagem do livro de Enoque que os vossos filhos, bem como vós também, havereis de arruinar-vos pela luxúria; vossos filhos atentarão com a espada contra Levi. Mas nada poderão contra ele; pois Levi conduz a batalha do Senhor (Yahuh), e vencerá as vossas multidões. Os israelitas serão reduzidos a poucos, repartidos entre Levi e Yahudah (Judá), e nenhum de vós chagará ao reinado. Isso o meu pai Ya'akov (Jacó) já predissera na sua bênção.


Capítulo 6 | Testamento de Simeão

1 "Tudo isso vos disse, para que não venha eu carregar a culpa dos vossos pecados. Mantende-vos afastados da inveja e de qualquer obstinação; então florescerão os meus ossos como uma rosa em Israel, e minha carne como um lírio em Ya'akov (Jacó)! Meu perfume será como o do Líbano; minha geração se multiplicará eternamente como cedros santos, e seus ramos estender-se-ão ao largo. Mas a geração de Canaã perecerá; de Amalec nada haverá de sobrar; e os capadócios serão eliminados. Da mesma forma, todos os heteus serão exterminados.

2 "A terra de Cam será arrasada, e destruído o seu povo. Então toda a terra estará livre de revoltas, e o mundo inteiro debaixo do céu descansará da guerra. O nome do Altíssimo será então exaltado; pois Elohim (Deus), o Senhor (Yahuh), aparecerá sobre a terra, para salvar pessoalmente os homens. Então serão esmagados todos os espíritos do erro, e os homens dominarão os espíritos maus. Nessa hora, eu me levantarei com exclamações de júbilo e louvarei o Altíssimo por suas maravilhas. Pois Elohim (Deus) assumirá um corpo, comerá com os homens, e os salvará.


Capítulo 7 | Testamento de Simeão

1 "Portanto, meus filhinhos, obedecei Levi e Yahudah (Judá)! Não vos insurjais nunca contra esses dois troncos! Deles vos advirá a salvação de Elohim (Deus), pois eis que Elohim (Deus) suscitará de Levi um Grande Sacerdote, e de Yahudah (Judá) um Rei, [Elohim (Deus) e Homem]. Ele salvará [todos os gentios] [e] a geração de Israel. Por esse motivo, faço-vos estas exortações, para que as transmitais aos vossos filhos, e para que sejam conservadas pelos filhos deles."


Capítulo 8 | Testamento de Simeão

1 Depois de feitas essas recomendações aos seus filhos, Shimon (Simeão) adormeceu e foi para junto dos seus Pais, na idade de cento e vinte anos. Depositaram-no numa uma de madeira, a fim de poderem transportar os seus ossos para o Hebron. Levaram-no às escondidas, durante a guerra do Mizraim (Egito).

2 Na câmara dos tesouros reais, os egípcios conservavam os ossos de Yahusef (José). Os adivinhos anunciaram que, por ocasião da saída dos ossos de Yahusef (José), haveria trevas em todo o Mizraim (Egito), grande desgraça para o país, uma escuridão tal que ninguém, mesmo com uma lanterna, poderia reconhecer o seu irmão.


Capítulo 9 | Testamento de Simeão

1 E os filhos de Shimon (Simeão) prantearam o seu pai, segundo o costume do luto. Permaneceram no Mizraim (Egito) até o dia do seu êxodo, sob Moises. Fim

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • TikTok
  • Pinterest
  • Blog
  • Loja

Termos e Condições | Política de Privacidade | Contato | Sobre

Piramide Egípcia | Egito Negro | Kemet
Pergaminho | História Hebraica | História Judaica
Papiro | Bíblia Online | Bíblia Hebraica | Bíblia Yahuh | Bíblia Yahushua
Candelabro de 7 braços | Hebreus Israelitas Negros
Biblioteca Yahshurun
Dragão | Mitologia | Trono dos Mitos
Templo | Zigurate | Pirâmide Asteca | Semitas

Yahshurun Raízes Hebraicas | Portal Cultural Hebraico Israelita

bottom of page